

Rota dos Cereais
Características:
O milho é a cultura arvense mais importante em Portugal, sendo esta a maior cultura. Existem mais de 80.000 unidades produtivas e 170.000 hectares de área cultivada. A produção de silagem, é a mais eficaz, contribuindo para as economias regionais e nacionais.
Este cereal gera as sementes no fruto, podendo chegar aos 2,5 metros de altura. O seu caule é semelhante ao bambu, a sua raiz é mais enfraquecida e a espiga é cilíndrica. Os grãos são bastante pequenos e estão organizados por filas regulares seguras agarradas à ceiva formando a espiga. Cada espiga tem entre duzentos a quatrocentos grãos, contendo cores diferentes variando de espécie para espécie.
O milho era a base da alimentação de vários povos nomeadamente, Araweté do Pará e dos índios norte-americanos. Para os nativos norte-americanos, o milho era consumido cozido, assado e moído para confecionar bolos e pães. As tribos que cultivavam mais milho eram as tribos do sudeste de Ontário, no Canadá cultivando mais de quinze espécies de milho.
