

Rota dos Cereais
Morfologia:
O milho é constituído por três partes principais:
Pericarpo: constitui a parte mais fina e resistente, pertencendo à parte mais externa da semente.
Endosperma: é a parte protegida pelo pericarpo representando o maior volume.
Embrião: localizado ao lado do endosperma é a própria planta mais pequena.
A raiz primária é parte do embrião correspondente à radícula, que cresce no solo na vertical. As raízes secundárias ramificam muito rapidamente, desintegrando a raiz primária. O caule do milho é um colmo ereto ( tipo de caule encontrado no milho) que não se subdivide mas apresenta nós e entrenós denominado por meritalos. Os meritalos são esponjosos e ricos em açúcar. A função do caule é segurar as folhas e as flores, mas também é rico em sacarose.
As plantas do milho são de folha estreita, com o comprimento superior à largura, têm uma bainha invaginante( folha oriunda do caule), verde clara e limbo-verde escuro em forma de lança, com as pontas serrilhadas com uma nervura visível a olho nú.
O meristema é o local onde se forma as folhas novas localizado na superfície do solo. A panícula (inflorescência masculina) atinge entre 50 a 60 cm de comprimento tem uma cor esverdeada ou vermelho- escuro. Cada Flôr da panícula é constituída por três estames ( Órgão masculino das flores), sendo este responsável pela produção de pólen que pode durar até oito dias, produzindo cerca de 50 milhões de grãos de pólen.
A inflorescência feminina é a espiga ou a maçaroca formada por um eixo com alvéolos onde se desenvolvem as espigas, em que cada espiga é constituída por duas flores, fértil e infértil. Cada flor contém um ovário ou um óvulo, em que a partir do ovário obtém-se o estilo-estigma. Ao conjunto do estilo-estigma chama-se barba de milho.
A floração ocorre entre os 50 e os 100 dias após a sementeira.